sexta-feira, 20 de novembro de 2009

205, 203, 204...uma olhadinha nos telejornais

O dia era da Bandeira, 19 de novembro, dedicado ao símbolo nacional. Mas quem deu bandeira mesmo foi o jornalismo da Globo: no JG, 205; no BDBR, 203; no GE, 205. A referência numérica diz respeito à quantidade de dias que faltam para o início da Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada ano que vem, em solo africano. No JG (Jornal da Globo, no ar na madrugada de 5ª feira, dia 19), Cristiane Pelajo disse: "A duzentos e cinco dias da Copa do Mundo são conhecidas as trinta e duas seleções que participarão do torneio na África do Sul". No BDBR (Bom Dia Brasil, apresentado na manhã de 5ª feira, dia 19), Renata Vasconcellos leu um texto parecido com o do JG, em ordem invertida: "Conhecidas as trinta e duas seleções que vão participar da Copa do Mundo, daqui a duzentos e três dias". Já no GE (Globo Esporte, no ar na tarde de 5ª feira, 19), Glenda Koslowski foi firme: "A duzentos e quatro dias da Copa..." O telespectador dos três noticiosos ficou com uma certeza: a Copa do Mundo será na África do Sul e dela participarão 32 seleções. Quanto aos dias faltantes...melhor consultar o calendário.
E agora que virou moda os apresentadores de telejornais darem ´toque´ ou mesmo ´advertência´ ao telespectador, difícil chegar ao fim de uma notícia em que não venha um desses ´toques´. Foi assim no JH (Jornal Hoje dessa mesma 5ª feira). Depois de uma reportagem com adolescentes "que pagam mico" diante de certas atitudes dos pais [que revelariam que os pais estão fora de moda], a apresentadora Sandra Annemberg mostrou a luz no fim do túnel, e sapecou: "É bom lembrar que esses jovens, adolescentes agora, serão pais e mães no futuro, e vão enfrentar esse problema".
Oooh!!!, que revelação...
"Ô Cride, fala pra mãe, que a televisão me deixou burro, muito burro demais..." diz o refrão de um hit dos Titãs, lembrando um personagem criado pelo humorista Ronald Golias. Ele, Golias, num programa de tevê, sempre que ia dizer alguma besteira lascava o bordão: "Ô Cride, fala pra mãe..."
Pois é: a prepotência de quem faz televisão (e agora também jornalismo, que virou uma produção pra agradar) é imaginar que só lida com idiotas. Será que a interação prometida pela TV Digital mudará esse quadro?

Nenhum comentário: