sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Lembra que és mortal...

Mementu mori,
em Latim, lembra que és mortal,
quem me sopra essa frase é o professor Miguel, colega que acabo de conhecer, lembrando que esse mote era constantemente dito aos imperadores romanos, por assessores, para que não esquecessem, jamais, da condição de humanos que eram e não de divindades, que supunham ser...
Já no sistema de governo do Brasil, por exemplo, o que parece acontecer é que os governantes se acercam de acólitos que se esmeram em dizer a eles exatamente o contrário do que era dito aos imperadores romanos. Aqui, tais puxa-sacos só pensam em garantir vantagens pessoais, o que os leva a permanentemente dizer aos poderosos de plantão que eles, se não são deuses, no mínimo são "o máximo". Não são pessoas comuns.
Afinal, pessoas comuns trabalham, pagam suas contas, contribuem para o crescimento da Nação pagando seus impostos etc e tal, enquanto pessoas não-comuns usufruem do que o Estado produz. Além de se beneficiarem, fazem de tudo por quem julgam merecer tais atenções, sejam parentes, amigos, amigos dos amigos, amigos dos filhos, dos sobrinhos, namorados dos amigos etc e tal...
Essa atitude promove uma espécie de letargia nas pessoas de bem, que deixam de se preocupar com o que acontece na esfera pública, nos níveis federal, estaduais e municipais, de tal maneira que os representantes eleitos pelo povo deixam de se preocupar com essa questão de representação. Aliás, o povo que os elegeu prefere fazer de conta que nada tem com isso, de tal modo que sequer dá atenção ao que acontece nas câmaras muncipais, assembléias estaduais, câmara e senado federais... Aí, o que se vê é uma baixaria geral. A tal ponto que, reflitamos, pra que mesmo serve o Senado Federal?? Há quanto tempo não se tem notícia de que essa casa votou tal ou qual lei?
Importante ressaltar que o modelo praticado em nível federal repercute em todas as casas legislativas do País. Por essa razão, o que se vê é uma degringolada geral em todos os níveis. Aqui em Belém, por exemplo, os vereadores exibem cenas de pugilato público, num total desrespeito aos eleitores e, mais que isso, à população de um modo geral, mesmo, e sobretudo, aos que não são eleitores, como os colegiais, por exemplo, cidadãos em formação. Eis que a saúde da cidade vai mal, mal e mal. E o que se vê? Nada, nada e nada. Agora mesmo, há máquinas encaixotadas nos hospitais, e ninguém as instala, enquanto doentes renais esperam nas filas para fazer hemodiálise, os remédios para os que realizaram transplante não chegam, e a espera, que pode demorar semanas, fará muitas vítimas fatais. Quem se preocupa? O sistema de transporte é uma porcaria. Os ônibus são velhos, sujos, os motoristas parecem ter bronca dos passgeiros, tão mal dirigem, fazem curvas, freiam bruscamente...e, em geral, passam ao largo das paradas, enquanto os passageiros ficam acenando ao vento. As escolas, caindo aos pedaços. Faltam carteiras, alunos sentam no chão, a merenda é superfaturada, os professores mal remunerados...,Quem se importa? A cidade é uma sujeira só. Lixo por toda parte. E os lixões a céu aberto, sem aterro sanitário... O tratamento de esgoto é...nenhum. Não chega a dez por cento o total de domicílios atendidos pelo sistema de esgoto. Os canais por toda a cidade (que poderiam ser meios de trnasporte) são depósitos de lixo, horríveis...O atendimento do serviço de água também deixa a desejar, sobretudo porque todo o setor de encanamento está deteriorado. Para reverter a situação, o governo do Pará negociou com mo Ministério das Cidades, que acabou liberando cerca de 300 milhões de reais para a realização do trabalho. Mas, para que o dinheiro chegue à cidade, necessário é que a Prefeitura avalize. Vejam bem: avalize. E o prefeito (que anda sumido da cidade) o que fez? Recusou o dinheiro. Disse que quer privatizar o serviço de tratamento e distribuição de água em Belém. Já pensaram o que isso significa? Uma empresa privada vai pagar uma montanha de dinheiro para a Prefeitura para fazer o quê? Arrancar muitos lucros da população. E o prefeito vai fazer o quê com a montanha de dinheiro que vai receber?? Alguém se lembra do montante que foi pago para privatizar o serviço de energia elétrica durante o governo Almir Gabriel? Onde está o dinheiro? Para onde foi? Para onde vai o dinheiro se a água for privatizada?? Foi Dudu que fez, vão dizer os marqueteiros na próxima campanha eleitoral...É Dudu que faz...Mementu mori.

Nenhum comentário: